Implantação de Sistemas de Controle de Demanda

A demanda é o somatório dos equipamentos instalados operando simultaneamente em um determinado instante. Os clientes devem contratar a demanda, independente do consumo, a fim de informar a concessionária a capacidade máxima que é exigida do sistema elétrico. Essa demanda contratada pelo cliente deve ser maior que a demanda máxima auferido na instalação.

As concessionárias integram esses valores de demanda em intervalos de 15 minutos e o valor contratado deverá ser integralmente pago, seja ela utilizada ou não, durante o período de faturamento.
Na ocorrência de ultrapassagem da demanda contratada em 5%, são aplicadas, pela concessionária, multas de ultrapassagem que acabam por onerar a fatura de energia elétrica. As multas por ultrapassagem possuem tarifa superior a 100% da demanda contratada, demonstrando o quão custoso se torna às empresas.

Existem equipamentos de automação denominados controladores de demanda capazes de fazer esse gerenciamento de forma automática. Eles trabalham em sintonia com o medidor da concessionária e identificam continuamente o ritmo de ultrapassagem em cada bloco de medição. Quando necessário (e a partir de algumas rotinas previamente definidas) esses equipamentos podem desligar e religar diversas cargas para manter a demanda máxima dentro da tolerância de contratação, evitando, desta forma, a incidência das multas.
A WF Energia estuda as condições específicas de cada caso para implantação do gerenciamento e controle da demanda contratada, identificando as cargas mais impactantes, a fim de torná-las gerenciáveis para eventuais desligamentos.

Benefícios da implantação do sistema:
 
• Evita ultrapassagens de demanda programada;
• Elevação do fator de carga com a diminuição da demanda contatada (eficiência da
contratação);
• Redução de custos;
Voltar